Nossa História

COnheça nossa história

O Clube da Terceira Idade Horizonte Azul é uma entidade sem fins lucrativos, que visa planejar e executar programas destinados as pessoas com 50 ou mais anos de idade, aposentadas ou não, relativos à capacitação cultural, ao desenvolvimento de aptidões nas áreas de comunicação social e humana, bem como produzir lazer que visa a substituir a rotina do cotidiano do lar por uma vida mais dinâmica e saudável, realizando para tanto, oficinas de aprendizagem manual em várias modalidades, grupos de danças coreográficas ou de salão, passeios, cursos, palestras, seminários, encontros culturais e sociais, bailes, visitas, festas e atividades musicais, entre outras. Visa ainda, incentivar o turismo de baixa estação, atuando junto à iniciativa privada (operadoras, agências de turismo, hotéis, transportadoras), sempre que possível com descontos para os associados.
O Clube combate todo e qualquer tipo de preconceito e não faz distinção de raça, cor, gênero, religião ou sexo, nem de partido político.
Os dirigentes não recebem nenhum tipo de remuneração e o fundo patrimonial é obtido pelo trabalho de voluntários, associados ou não, podendo a entidade receber contribuições financeiras, auxílios, subvenções, doações, legados ou outros tipos de ofertas não interditas por lei.
Inicialmente, com o nome de Grupo Horizonte Azul, realizou sua primeira reunião de fundação no salão paroquial da Igreja São Francisco de Assis, no bairro do Jaguaré, no dia 26 de junho de 1.996, tendo sido eleitos naquele dia, como membros dirigentes, quatro pessoas, ficando assim constituída a primeira Diretoria:-
Monitora: Zenaide Aparecida Alves Ignácio; Auxiliar da Monitora: Tereza de Assis Pedro; Secretária: Cecília Galassi Rodrigues e Tesoureira: Zita de Oliveira.
Passou oficialmente à denominação de Clube da Terceira Idade Horizonte Azul, conforme Ata lavrada no dia 15 de Fevereiro do ano de 1.997, registrada no 3º Cartório De Registro Civil de Pessoas Jurídicas de São Paulo/Capital sob o nº 288.798, adquirindo personalidade jurídica em 09 de abril de 1.997, conforme registro nº 288.798/97 no Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
Mudou-se o nome, mas não se mudaram os propósitos de produzir cultura e lazer para as pessoas idosas, dando-lhes uma nova perspectiva de vida em sociedade.
Sua primeira Diretoria ficou assim constituída: Zenaide Aparecida Alves Ignácio (Presidente); Tereza de Assis Pedro (Vice-Presidente); Jarlene Picolo (1ª Secretária); Cecília Galassi Rodrigues (2ª Secretária); Zita Oliveira da Silva (1ª Tesoureira); João Tavares da Silva (2º Tesoureiro); Francisco Alves de O. Filho (Presidente do Conselho Fiscal); Naifa M. Ortega Ruffato (Vice-Presidente do Conselho Fiscal); Edite de Souza Camargo (Secretária do Conselho Fiscal); João Barcevicius (Diretor de Patrimônio); Generoso Eiras Neto (Diretor Social); Terezinha Ap. da Silva; Sidnéa Aparecida O. Biffi e Adival Celeste Delmaschio (Diretores de Eventos).
As reuniões, com exceção da primeira, realizada no salão paroquial da Igreja de São Francisco de Assis, eram realizadas em salões alugados, primeiramente na Rua Marselha e posteriormente na Av. General Mac. Arthur.
O sonho era construir uma sede social e esforços foram sendo desenvolvidos com esse propósito. Contando com a colaboração em trabalho (mãos na massa, por que não ?) dos Diretores e de Sócios, contribuições advindas de empresários ou de pessoas comuns, realização de eventos, tais como: churrascos, bailes, jantares dançantes e até recolhendo latinhas na rua para reciclagem, etc… conseguiu-se o suficiente para no mês de setembro de 1.998, dar início as obras, num terreno da Avenida Presidente Altino nº 1313, no bairro do Jaguaré. Com muito trabalho e dores de cabeça, a obra foi concluída no mês de outubro de 2.000.
O trabalho foi se seguindo, a Diretoria aos poucos se modificando, ora por motivo de morte de um dos seus integrantes ora por necessidade de parar de outros, sempre sendo encabeçada pela primeira Presidente e sua fundadora Dna. Zenaide Aparecida Alves Ignácio.
Até que por motivos de saúde ela deixou a presidência do Clube, quando no dia 16 de Fevereiro de 2013, em Assembléia Geral Ordinária Quadrienal, devidamente arquivada sob o nº 650.974 junto ao 3º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Capital, foi eleita a nova Diretoria que em sua maioria continua até hoje gerindo os destinos de nosso Clube, sendo composta das seguintes pessoas:- Cleidovan Silva de Oliveira Ferreira (Presidente); Maria Aparecida de Souza (Vice-Presidente); Isabel Batista Conti (1ª Secretária); Regina Marcondes Pereira (2ª Secretária); Helga Monica Winkler Godoy (1ª Tesoureira); Ayako Takeuchi Peixoto (2ª Tesoureira); Luiz Antonio Breda (Presidente do Conselho Fiscal); Ivo de Pieri (Vice-Presidente do Conselho Fiscal); Clarinda Mariano Szekely (Secretária do Conselho Fiscal); Edilza Guidi de Souza (Diretora de Patrimônio); Terezinha Vieira Borges (Diretora de Eventos); Luiza Minotelli de Oliveira (Diretora de Eventos); Luiz Roberto Souza Coelho (Diretor Social) e Nanci Serbino (Diretora Social).
Esta Diretoria persistiu até o dia 18 de Dezembro de 2.015, quando em reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Fiscal, foram feitas algumas alterações de cargos por ordem da Presidente: Cleidovan Silva de Oliveira Ferreira, como lhe conferia o Estatuto do Clube. Em virtude do falecimento da querida amiga e Vice-Presidente Sra. Maria Aparecida de Souza, foi nomeado para o cargo o Sr. Luiz Antonio Breda, que para isso renunciou ao cargo de Presidente do Conselho Fiscal. Para a vaga aberta no Conselho Fiscal, foi nomeado como seu Presidente o Sr. Jose Augusto Carvalho de Moura e ainda para o cargo que estava vago de (2ª Secretária) a Sra. Aparecida Porcini.
Coube a esta mesma Diretoria, sempre agora comandada pela Sra. Presidente Cleidovan Silva de Oliveira Ferreira, com poucas alterações, a saber: a saída da titular do patrimônio Edilza Guidi de Souza, substituída por Bernadete Ferrato dos Santos Donvito e do Diretor Social Luiz Roberto Souza Coelho, substituído por João Martins Guerra, seguir dirigindo este Clube, tendo sido chapa única e por isso reconduzida ao cargo por aclamação na eleição realizada na Assembléia Geral Ordinária Quadrienal realizada no dia 14 de Fevereiro de 2.017.
E aqui estamos.
Nos diversos links pode-se conferir e apreciar o trabalho que vem sendo realizado pelo Clube da Terceira Idade Horizonte Azul, sempre em prol do idoso.
Escrever a história é fácil. Difícil mesmo é produzir os fatos e ações que se transformarão em história.
E isto com certeza está se fazendo.
Nosso ideal é sempre sorrir.
Venham se juntar a nós.

Sejam bem vindos ao nosso site.